segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Textos

Aproveito este posto para divulgar a seção BAIXE: textos autorais de Jeison Silva. É bem no cantinho inferior direito do blog.

A internet é um espaço bem interessante para divulgar nosso trabalho e uma das coisas mais legas é a interação que proporciona.

Abraços.

O editor.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Desconfie do preço

Peças muito baratas nos ferros-velhos podem ser roubadas ou furtadas. Quem compra esses itens pode ser enquadrado no crime de receptação. Para tentar regular o setor foram criadas leis, que o Executivo não tira do papel.

A efetividade dos dispositivos concebidos no Parlamento também tem causado polêmica, já que, em um Estado esguelado, criar mais mecanismos que vão gerar custos acaba por inviabilizar o sistema na "vida real".

Conforme a polícia, os estabelecimentos que vendem tais peças são interditados, mas reabrem logo em seguida. É um problema. Chassis, vidros, motores precisam ser cadastrados nos órgãos competentes. O Estado tem que conhecer o trajeto feito por um carro com perda total.

Sem fiscalização e controle, sem a comprovação de procedência, como saber? Só olhando para a "latinha" das peças?

Peças Roubadas - receptação - Lei dos Desmanches

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dificuldades na amamentação

No post anterior você conheceu um pouco mais da importância do leite materno para a saúde do bebê. Nem tudo são flores. Algumas mamães sentem desconforto ao amamentar. Abaixo, algumas dicas direito do site http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/29aleitamento.html

Rachaduras no bico do seio:
As rachaduras aparecem quando a criança não está pegando bem no peito da mãe. Se a pega do bebê não estiver correta, procure corrigi-la. Se o peito estiver muito cheio, tornando a mamada difícil, retire um pouco do leite antes, para ajudar o bebê a mamar. Se não houver melhora, procure ajuda num serviço de saúde.

Seios empedrados:
Quando isso acontece, é preciso esvaziar bem os seios. Não deixe de amamentar, ao contrário, amamente com freqüência, sem ho­rários fixos, inclusive à noite. Retire um pouco de leite antes de dar de mamar, para amolecer a mama e facilitar para o bebê pegar o peito. Se houver piora, procure ajuda num serviço de saúde.

Pouco leite:
Para manter sempre uma boa quantidade de leite, amamente com freqüên­cia, deixando o bebê esvaziar bem o peito na mamada. Não precisa oferecer outro alimento (água, chá, suco ou leite). Se o bebê dorme bem e está ganhando peso, o leite não está sendo pouco.

Leite fraco:
- não existe leite fraco! Todo leite materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco;- nem todo choro do bebê é de fome. A criança chora quando quer aconche­go, quando tem cólicas ou sente algum desconforto; - sabendo disso, não deixe que idéias falsas atrapalhem a amamentação.

Vantagens para a mãe:
A mulher que amamenta corre menos risco de contrair câncer de mama e de ovário. Amamentar também ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rápido.

Aleitamento Materno: gesto de carinho

Jornalista cidadão

Olá, seja bem-vindo.

Jornalista Cidadão é todo aquele que enxerga uma oportunidade de mudar o mundo em qualquer espaço que ocupe. Seja um você também.

Meu nome é Jeison Silva, gaúcho, formado em jornalismo pela Unisinos. Tenho passagens pelo jornal O Sul, Rádio Gaúcha e hoje atuo na TV Assembleia do Rio Grande do Sul.

Neste espaço, trocamos idéias e reportagens que possam, de alguma forma, agregar elementos à sociedade, quer seja pela crítica, esclarecimento ou enaltecendo iniciativas.

Apartidário, profissional e ético. É o que pretendemos.

Abraços,

Jeison Silva
Editor do blog